Universidades Latinas debatem internacionalização em Foz do Iguaçu

zicosur foz 1
Enter a caption

Agência UEL  4/10/2017

Cerca de 30 reitores, Assessores Internacionais e representantes de 20 Universidades Públicas Paranaenses e da América do Sul participam nesta semana de quatro eventos que debatem o processo de internacionalização e as políticas educacionais no Ensino Superior público Latino Americano. Os eventos são coordenados pela Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) e Red Zicosur Universitária, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, Brasil.

A programação teve início nesta quarta-feira (4/10) com o Encontro Regional Sul Faubai, com apresentação do professor Leandro Tessler, da área internacional da Unicamp, abordando o tema perspectiva e desafios para internacionalização. O evento terá ainda participação da Fundação Araucária e Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), narrando estratégias adotadas pelo Sistema Estadual Paranaense nesta área.

Nesta quinta-feira (5), os avanços e práticas na internacionalização das IES paranaenses serão tema central da VI edição do Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES).

ZICOSUR – Ainda na tarde desta quinta, a presidente da Red Zicosur Universitaria e reitora da UEL, professora Berenice Quinzani Jordão, juntamente com o vice-presidente e reitor da Universidade de Canindeyú, do Paraguai, Mariano Adolfo Pacher, presidem o I Encontro do Grupo de Assessores Internacionais da Red Zicosur Universitária para debater novos modelos de programas de mobilidade acadêmica e de integração entre as 34 Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai.

Na manhã de sexta-feira (6), os dirigentes destas Instituições Latino Americanas se reúnem na plenária de reitores da Zicosur Universitaria quando fazem relatos de experiências e deverão assinar convênios estabelecendo parcerias para o fortalecimento de ações de integração, que acentuem o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural desta macrorregião do centro oeste Latino Americano.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s