Zicosur Universitaria participa de seminário sobre Rota Bioceânica

seminario bioceânico

A presidente da Red Zicosur Universitaria, reitora da UEL Berenice Quinzani Jordão participa em Campo Grande (MTs), do I Seminário Rede de Universidades Rota Bioceânica, que começou na tarde desta segunda-feira (23) e prossegue até 25 de outubro, sendo instituições anfitriãs a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Na pauta do encontro que reúne representantes governamentais, universidades e setor privado da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, com estudos e projetos comuns para o corredor bioceânico rodoviário – que tem como objetivo ligar o Mato Grosso do Sul aos portos do Chile, no Pacífico -, também os desafios sociais, turísticos, econômicos e as potencialidades acadêmicas para esta nova rota.

Além de participar como autoridade máxima da Universidade Estadual de Londrina (Paraná-Brasil) e, com isso, estreitar as relações com as demais Universidades nacionais e internacionais dos estados e países que integram a Rila – Rota de Integração Latino-Americana,  Berenice Jordão também participa do seminário como presidente da Red Zicosur Universitária, fortalecendo os laços acadêmicos entre as redes e a integração com a Zicosur Governo nesta macro região do centro oeste da América Latina.

Na primeira mesa do encontro, discutirão o corredor bioceânico rodoviário o embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica, e o ministro João Carlos Parkinson de Castro, coordenador geral de assuntos econômicos para a América Latina do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Na seqüência, dirigentes de Relações Internacionais de universidades da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai (todas instituições membros da Red Zicosur Universitária) abordam a cooperação acadêmica na rota – ensaios de internacionalização e mobilidade.

A identificação das realidades em cada um dos territórios geográficos, suas potencialidades e desafios sociais e turísticos, e a cooperação das universidades neste processo de transculturalidade são os pontos em pauta das apresentações e grupos de trabalho no segundo dia do seminário. Data também da abertura, na noite de terça-feira (24), do IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão “Saberes em Ação”.

E encerrando o encontro, reitores, assessores de Relações Internacionais, dirigentes de organismos internacionais e do governo do Mato Grosso do Sul, acordarão sobre projetos para um plano de cooperação acadêmica (intervenções comunitárias e produções científicas) e elegerão a segunda Coordenação da Rede Universitária Bioceânica 2018/2 e 2019/2.

Programação completa:

seminario rota programação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s