Cooperação latino-americana em alta: ZicoSur Universitária

A Unioeste esteve representada, com uma comitiva composta pelo Vice-Reitor Prof. Dr. Moacir Piffer, pelo Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Dr. Pery Francisco Assis Shikida, pelo Assessor-Adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Dr. Rafael Mattiello, pela Pró-Reitora de Extensão, Sandra Regina Belloto, pela Diretora de Convênios da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, Adriane Salete Bilibiu Tebaldi e pela Assessora da Vice-Reitoria, Carmen Lucia Bordiguini Bordin, durante os dias 2 e 3 de abril, ao II Encontro de Assessores de Relações Internacionais e à I Plenária Anual de Reitores da Rede Zicosur Universitária, que ocorreu no campus da Universidad Nacional de Asunción, em San Lorenzo no Paraguai.

O encontro contou com a presença do ministro da Educação e Ciência do Paraguai, Raul Aguilera, além de mais de 30 Reitores, Vice-Reitores, Assessores de Relações Internacionais e demais representantes das universidades públicas do Brasil, Paraguai e Argentina, que compõe a Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur).

ZicoSur I 2018 1 I Plenária ZicoSur 2018

Criada em 2005, a Zicosur Universitária tem como objetivo fortalecer a integração regional, propiciar o intercâmbio de experiências em Metodologia de Ensino, Pesquisa e Extensão, fomentar e consolidar redes temáticas de docência/pesquisa como ferramenta de integração regional e cooperação acadêmica. Em seu propósito central está o desenvolvimento de programas e projetos que tenham impacto positivo na região, por meio da criação de atividades acadêmica, técnico-cientificas e culturais a favor do desenvolvimento socioeconômico e educacional.

A necessidade do desenvolvimento em infraestrutura das universidades para otimizar a educação superior foi pauta do evento. Para o vice-reitor da Unioeste, Moacir Piffer “A educação universitária na região conquistou consideráveis avanços nos últimos anos, mas que ainda é necessário maior desenvolvimento, necessitamos de profissionais altamente qualificados no ensino primário, secundário e também universitário, onde o ensino deve ser de alto nível para que o graduado possa replicar o mesmo”.

Além do debate sobre os desafios e perspectivas para a educação superior em âmbito latino-americano, dentre as deliberações aprovadas na plenária, destacam-se: a) instrumento firmado de marco de cooperação; b) criação de uma comissão voltada ao aprimoramento das práticas referentes a cooperação e mobilidade entre as universidades membros; c) realização de um evento científico na área de Energia para ampliar os laços cooperativos nas diferentes pesquisas realizadas dentro do bloco; e d) realização de um evento da área da internacionalização da extensão universitária.

Para a Unioeste, o evento foi especialmente positivo, tendo resultado na institucionalização de novas parcerias internacionais, através da assinatura do acordo marco de cooperação interinstitucional entre as Universidades partícipes da Rede Zicosur Universitária, cujo objeto estabelece: “…realizar uma ampla e mútua cooperação entre todas as universidades signatárias, por meio de intercâmbios de benefício mútuo para suas instituições…” com a participação de 38 instituições públicas de ensino superior dos cinco países que compõe a rede. Além de dois convênios específicos de cooperação bilaterais com a Universidad Nacional de Asunción e com a Universidad Nacional de Canindeyú. Estas parcerias entre instituições de ensino superior de diversos países são um dos resultados mais festejados da internacionalização, visto que não só estimula trocas de conhecimentos, mas fortalecem projetos e ampliam sua divulgação, assim, produzem mais impacto e colocam as universidades em posições de relevância.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s